Design Thinking - Projeto Reconstruir

 

 

doublediamond2.png

 

A neoplasia tem como característica o desenvolvimento rápido e agressivo, se configurando como a doença que mais mata crianças e adolescentes no Brasil. Os fatores que influenciam na cura vão muito além do tratamento, envolvendo questões psicossociais e socioeconômicas, dentre outras. O projeto Reconstruir, idealizado e gerido pela Casa Ronald Mc Donald – Rio de Janeiro em parceria com o INCA, tem como objetivo melhorar as condições de habitabilidade dos núcleos familiares dos indivíduos em tratamento da neoplasia. Tal missão se encontra muito além do escopo de atuação das instituições, transpondo seus limites de fornecimento do cuidado em função das demandas sociais.

 

Menezes et.al (2007) ressaltam que, dada a complexidade da doença neoplásica, o tratamento médico adequado não exclui as demandas psicológicas e sociais do paciente, incluindo a participação ativa da família. Para os pacientes e familiares, o longo percurso inicia-se com a necessidade de prevenção, seguida de diagnósticos, tratamentos, reabilitação, podendo levá-los à morte ou cura, reinserção social ou luto (VEIT; CARVALHO, 2010).

 

A pesquisa em questão foi realizada sob ótica dos métodos qualitativos, valorizando então a descrição detalhada dos fenômenos observados (FLICK, 2009). Creswell (2010) destaca que métodos qualitativos são indicados para a compreensão que grupos ou indivíduos atribuem a um problema social. É qualitativa, também, a abordagem Humanista.

 

  A abordagem, de cunho humanista, deu-se pela construção de empatia com os núcleos familiares e com os entrevistados em geral, com o intuito de compreender o contexto psicológico e social em que se enquadram. Para tal, a equipe de projeto realizou momentos de observação não-participativa através de visitas domiciliares a residências de pacientes em tratamento da neoplasia e, também, a indivíduos que já haviam passado pelo tratamento e estavam em processo de reinserção ao seu núcleo familiar e social. Foram feitas entrevistas com profissionais da Casa Ronald, INCA e outros envolvidos com o tema. Com a revisão da literatura buscou-se o estado da arte em pesquisas sobre diversos temas, como por exemplo: contexto psicossocial da neoplasia, saúde integrativa, design thinking aplicado na área da saúde, humanização aplicada à oncologia pediátrica, dentre outros; estabelecendo um referencial teórico e instrumento para benchmarking da pesquisa.

 

Na etapa de definição foram escolhidos os conceitos mais importantes a serem desenvolvidos, além da construção de sínteses visuais dos principais pontos do projeto. Através das entrevistas com profissionais da saúde – oncologistas, psicólogos, oncologista pediatra, enfermeiros e assistentes sociais - do Município do Rio de Janeiro, foram relatadas questões como a baixa adesão ao tratamento, abandono do tratamento, dificuldade de acesso ao sistema de saúde, dentre outros, como aspectos que prejudicam a cura da neoplasia. Além das questões mais específicas supracitadas, a falta de higiene básica acarreta uma série de complicações agravadas pela baixa imunidade, e o baixo nível de escolaridade ocasionalmente encontrado dificulta na compreensão das orientações médicas e, consequentemente, a mistura destes fatores ocasiona em diminuição da eficácia e sucesso do tratamento.

 

 Os “cartões de insight” resumiram as principais oportunidades de atuação mapeadas pela equipe, e o “mapeamento de problemas” as questões mais emergenciais observadas. Encontram-se, a seguir, um exemplo de cada ferramenta supracitada:

 

 

Design Thinking - Projeto Reconstruir - 01 -Respondit.jfif
Design Thinking - Projeto Reconstruir - 02 - Respondit.jfif

Na etapa de desenvolvimento foram realizadas sessões de roadmapping no INCA e na Casa Ronald Mc Donald, buscando a construção do conhecimento através da cocriação com os quóruns multidisciplinares reunidos. As propostas mais adequadas foram prototipadas e aprimoradas, e então o plano de ação foi entregue como conclusão da pesquisa (CAULLIRAUX, SÁ, QUELHAS, 2015). Seguem abaixo algumas das propostas realizadas.

Schor e Freire pontuaram que a construção do conhecimento popular está necessariamente relacionada às vidas e realidades nas quais os indivíduos estão inseridos. Como destacam Alves et.al (2007), o corpo, a palavra, a consciência, os hábitos e o trabalho são eixos temáticos fundamentais, pois representam a interseção entre a educação e a saúde, e devem nortear qualquer capacitação nessas linhas.

“O Dia do Conhecimento” foi um instrumento proposto para operacionalização de ações de educação em saúde para os núcleos familiares. A ideia foi criar um dia específico por quinzena ou mês - ou mais, se possível - para convidar colaboradores para ministrarem palestras ou workshops na Casa Ronald Mc Donald, buscando capacitar os funcionários da instituição como também os núcleos familiares com relação a tópicos de suma importância para o sucesso do tratamento, tais como: informações sobre a doença, orientação com relação aos cuidados com higiene, informações nutricionais e orientações quanto à alimentos que devem ser evitados durante o tratamento, dicas de enfermagem, responder a questionamentos inerentes à doença, dentre outros. Tal conceito já está em ação, e profissionais de notória qualificação já realizaram medidas educativas na Casa Ronald Mc Donald.

A ação “Parceiros do Reconstruir” indicou a criação de uma ação independente ao projeto que busque a realização de parcerias com o mercado. Essa ação deve ser vinculada às mídias sociais e divulgar, com a autorização dos beneficiados, o “antes e o depois” das residências reformadas pelo projeto. Nestas imagens podem constar as logomarcas das empresas que apoiaram a causa, transformando o projeto em uma espécie de “selo social”. Pelo ponto de vista das organizações, a vinculação da marca a ações sociais é uma alternativa ao tradicional investimento em propaganda. Tal proposta já está sendo posta em ação e, contando com o apoio de grandes organizações da área da construção civil, algumas residências já começaram a ser redesenhadas.

A metodologia do Design Thinking associada aos conceitos de Humanização nos cuidados em Oncologia Pediátrica se mostrou apropriada para a compreensão do contexto em questão, assim como para a formulação de respostas aos problemas mapeados. Através da observação e empatia, a equipe de pesquisa adquiriu a capacidade de “pensar como” e “sentir momentaneamente como” – tendo a consciência de que não é possível mensurar o “sentir como” de maneira real, uma vez que a equipe baseou-se em um conceito de percepção momentânea e finita daquela realidade por intermédio do tempo limitado de duração da visita domiciliar, que está pautada em uma consideração meramente subjetiva e, portanto, pessoal de cada pesquisador envolvido; sempre considerando que o “sentir” é algo subjetivo e mutável - os principais colaboradores envolvidos, buscando soluções alinhadas ao real contexto encontrado e narrado por estas famílias, colocaram as evidências observadas alinhadas aos discursos para a tomada de decisões.(CAULLIRAUX, SÁ, QUELHAS, 2015)


CAULLIRAUX, A. PROENÇA, P. CARDOSO, V. Synergies between Strategic Design and Roadmapping: a development roadmap for the Rio de Janeiro State Biotechnology Cluster. University of Cambridge: Cambridge Academic Design Management Conference (CADMC 2013), 2013
CAULLIRAUX, A. Design Thiking: Criando com (e para) seus clientes. Congresso Nacional de Excelência em Gestão, 2014
CAULLIRAUX,A. SÁ, C. QUELHAS, OIntegralidade na cura da neoplasia: O Design Thinking aplicado ao Projeto Reconstruir. INOVARSE - Responsabilidade Social Aplicada, 2015