Estudo de caso - Confecções Bacelar

 

 

Planejando a reação à crise

Fundada em 1967, por um casal português, a empresa mantém até hoje as suas raízes de trabalho árduo pela qualidade e total atendimento às necessidades de seus clientes e colaboradores. Desde sua gênesis a empresa atua na produção e comercialização de
uniformes profissionais, buscando sempre novos materiais, novas técnicas de produção e inovações em seu relacionamento com os clientes.


A crise assoladora oriunda da pandemia de Covid-19 surpreendeu a todos, principalmente ao tecido empresarial. O faturamento da confecção despencou mais de 90% em poucas semanas, que, associado as restrições de circulação, optou por interromper provisoriamente a produção.


O projeto “Planejando a reação à crise” teve início no contexto supracitado.
Primeiramente o empresário Ricardo Bacelar preencheu o questionário virtual detalhadamente, o que além de prover as empresas Respondit e FND de valiosas informações, orientou a pesquisa por possíveis soluções. Os insights foram aprofundados através de contatos e reuniões remotos, e o conhecimento foi estruturado para a cocriação no workshop virtual.


Orientamos a confecção no alinhamento de sua estratégia ao contexto atual. A produção fabricará EPIs para a Saúde Humana – com destaque a máscaras e aventais. Uma detalhada análise está sendo realizada para garantir a segurança dos produtos e dos colaboradores. A produção será realizada à distância em sua grande maioria, sendo a produção interna realizada em turnos seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança sanitária. Colaboradores seguros, produção segura e responsabilidade social perante toda a Sociedade.


No segundo semestre de 2020 a confecção começará as atividades necessárias para a fabricação e comercialização de uniformes antichamas, abrindo um novo leque de  oportunidades.

 

Durante o workshop cocriamos o encadeamento das ideias no tempo, assim como detalhamos os recursos internos necessários para atingir cada objetivo. Realizamos o alinhamento entre a estratégia, operação e aspectos jurídicos-fiscais.

Apenas com os ajustes em contratos de trabalho o payback sobre o investimento realizado nesse projeto foi superior aos 300%. Novas perspectivas de mercado se tornaram uma realidade, e foi criada uma dinâmica para facilitar a fidelização dos novos clientes após a crise da pandemia.

As ideias foram apresentadas no relatório, detalhadas na ferramenta 5W2H e representadas graficamente em um Roadmap Estratégico.

 

 

 

 

 

"Nossa empresa participou do projeto "Planejando a reação à crise".

Nossa empresa e nosso negócio foram estudados e colocados no quadro da crise onde pudemos elaborar soluções e alternativas para a nossa realidade atual. O Projeto nos deu maior segurança e embasamento para tomar as decisões e ações necessárias com maior certeza. Apoio fundamental para maior certeza e tranquilidade nessa hora."

 

Ricardo Bacelar Sócio - Administrativo

 

 

 

 

Consultoria -Online-Respondit-10-01-01.png

 

Agende uma consultoria gratuita e online com a Respondit