Ferramentas de Gestão e Inovação

 

 

Nessa seção serão apresentadas algumas das Ferramentas de Gestão e Inovação utilizadas pela Respondit

 

 

 

​​Roadmaps

 

Roadmaps são mapas que proporcionam a visualização em “uma pagina só” dos pontos-chave do sistema em questão, assim como suas perspectivas de evolução ao longo do período de tempo analisado.

 

Os roadmaps são compostos de dois elementos distintos:

 

• Arquitetura das informações -

 

Camada e sub-camadas, normalmente nos eixos horizontais, que representam os pontos-chave que serão analisados, além do horizonte de tempo em questão, normalmente representado pelas camadas verticais.

 

• Design Gráfico -

 

Forma na qual as informações serão representadas dentro da arquitetura proposta.

5W2H

 

O 5W2H é uma ferramenta de gestão estruturada como checklist que tem o intuito de sintetizar as principais atividades que devem ser realizadas para a execução de um determinado conjunto de tarefas. Essa estrutura contempla o que será feito, quem fará o quê, em qual período de tempo, em qual área da empresa, todos os motivos pelos quais esta atividade deve ser feita, como será feita esta atividade e quanto custará aos cofres da empresa tal processo.

 

5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?)

2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

Canvas - Inovação em Modelos de Negócios

 

“Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.” Alexander Osterwalder

 

Os modelos de negócios são compostos por 9 áreas, sendo elas: Proposição de Valor; Relacionamento com os clientes; Canais; Segmentos de cliente; Fontes de renda; Parcerias chave; Atividades chave; Recursos chave; Estrutura de custo.

Essa ferramenta é amplamente utilizada para projetar rapidamente alternativas que integram a geração de valor a forma como a qual o mesmo será criado.

 

Utilizamos o software Adobe Illustrator para a construção dos resultados gráficos.

Makigami-Respondit

 

Adaptado da técnica "Processos Makigami" proposta pela Manufatura Enxuta, criamos uma ferramenta para rápida compreensão do fluxo de valor, seus gargalos, métricas e sistemas envolvidos.

 

Em workshops com diversos colaboradores internos transformamos conhecimento tácito em explícito, alinhando os próximos passos do projeto.

 

Utilizamos o software Adobe Illustrator para a construção dos resultados gráficos.

Mapeamento de Processos

 

Através do mapeamento de processos construíremos uma visão integrada e holística da Organização. Compreenderemos seus diversos níveis de complexidade, contemplando os processos primários, de apoio e gerenciais.

 

Iremos relacionar seus processos a seus Sistemas de Informação, criar KPIs para controlar os mesmos e vinculá-los a um sistema de melhoria contínua.

 

Utilizamos o software Arpo Profissional para a realização dessa atividade.

User Experience (UX)

 

O mapeamento da experiência do usuário busca compreender sua atual relação com o serviço em questão, assim como suas demandas nos níveis físico, emocional e cognitivo.

 

Através do  mapeamento das demandas dos clientes é possível desenvolver campos até então negligenciados nos serviços.

 

A construção de serviços inovadores e diferenciados, assim como a melhoria contínua orientada para os clientes, são os principais objetivos desse conjunto de técnicas.