Design Estratégico e Roadmapping -

   Univesity of Cambrige - Institute

   for Manufacturing: CADMC 2013 

 

Design Estratégico e Roadmapping - Univesity of Cambrige - Institute - Respondit.png

 

Esse artigo foi escrito pelo Sócio-Diretor Adriano Caulliraux e foi apresentado no IfM da Universidade da Cambridge na conferência CADMC 2013.

 

A metodologia do duplo-diamante foi utilizada como referência para estruturação das atividades do projeto, seguindo as 4 etapas – Descoberta; Definição; Desenvolvimento; Implementação.

 

  Na etapa de Descoberta, a equipe responsável pelo projeto se familiarizou com o tema –Biotecnologia - através da revisão sistemática da literatura e de entrevistas, tendo sido realizadas mais de 70 entrevistas formais durante a pesquisa. Destaca-se a literatura relacionada a clusters de biotecnologia, no qual o "modelo normativo", apresentado no livro Industrial Clusters in Biotechnology (Chiesa e Chiaroni, 2005), foi utilizado como framework para análise e reflexão acerca do status quo do cluster do Estado do Rio de Janeiro. Buscou-se a construção da empatia através de uma maior aproximação com alguns atores, como foi o caso de Bio-Manguinhos, principal parceiro no processo de construção do conhecimento. Através da maior imersão em algumas organizações, pode-se construir a percepção de “como se sentem” os principais stakeholders do setor.

 

  Na etapa de Definição, os resultados da pesquisa foram analisados e estruturados de acordo com o modelo normativo, construindo um retrato atual do cluster de biotecnologia do Estado, captando, inclusive, gargalos e oportunidades. Com a análise dos dados, três rotas tecnológicas foram consideradas mais promissoras para o Estado, sendo elas: Anticorpos Monoclonais, Vacinas e Terapia Celular. Cada rota tecnológica foi trabalhada em um evento de Roadmapping na etapa seguinte. Nesse momento também se concluiu o mapeamento da cadeia de suprimento e desenvolvimento das 3 rotas tecnológicas supracitadas. Dentre os gargalos mapeados, destaca-se que em grande parte dos casos 99% dos insumos eram importados, o que retarda consideravelmente o desenvolvimento de todo o setor.

 

   Na etapa de Desenvolvimento foram realizadas 3 sessões de roadmapping. A estrutura gráfica utilizada nos eventos desse projeto buscou propor o equilíbrio entre: Desejabilidade – Tendências em âmbito global; Viabilidade -Oportunidades para o Estado do Rio de Janeiro; Praticabilidade – Recursos que devem ser desenvolvidos ou “aproveitados” para fomentar os pontos planejados. Os grupos continham 4 ou 5 participantes, buscando a otimização das capacidades complementares através da formação consistentes arranjos multidisciplinares. Para reunir todo o coletivo desejado, que contou com indivíduos de notório saber da indústria, membros de alto escalão do Governo, Diretores de Institutos Federais e Estaduais, CEOs de grandes empresas do setor farmacêutico, dentre outros, foi-se necessário ministrar seções de roadmapping com no máximo 4 horas de duração. Tendo em vista a restrição de tempo apresentada, optou-se pelo envio prévio de material explicativo que, além de introduzir a técnica, continha exemplos e instruções específicas sobre a dinâmica proposta.

 

 

   Na etapa de Implementação os resultados dos eventos foram analisados e, acrescidos das propostas já formuladas previamente pelo grupo, organizados no roadmap. O mapa final contém 183 elementos, sendo de difícil compreensão quando visto como um todo. A alternativa encontrada pelo Grupo foi a elaboração de narrativas, essas contendo as principais propostas relacionadas ao objetivo em questão. A construção final foi realizada em diversas camadas em um arquivo virtual em pdf, que podem ser facilmente “ligadas” pelo usuário para visualizar o conjunto de informações desejadas.

 

  O principal objetivo do projeto foi elaborar uma estratégia capaz de orientar não só a atuação de grandes atores, mas sim de todos os stakeholders envolvidos diretamente no setor. Para tal, o processo pelo qual o projeto foi conduzido, assim como a ótica característica do campo do Design, fortemente embasado na estratégia visual e co-criação, foram elementos essenciais para a obtenção dos resultados apresentados. A narrativa a seguir foi construída após a realização do projeto, com o intuito de destacar os principais pontos destacados no projeto como um todo.