Nossa metodologia

 

 

 

 

Nossa metodologia - Uma abordagem interdisciplinar com base no Design Thinking

 

Nossa metodologia toma como base a lógica abdutiva apresentada primeiramente por Charles Sanders Peirce. Diferente da indução e da dedução, esse modo de pensar estabelece um paralelo entre as decisões com bases em dados do mundo analítico, e do sentimento que carece de dados do intuitivo, desbravando o mistério de “como poderia ser?”, experimentando e analisando possíveis respostas para o problema em questão.
 

 

 

No processo criativo uma série de ideias são criadas – pensamento divergente, para então serem refinadas e desenvolvidas até se chegaram aos melhores conceitos – pensamento convergente, tais estágios podem ser representados através do formato de um diamante. O duplo diamante parte da premissa que tal processo ocorre duas vezes, primeiramente para definir e confirmar o problema, e então para criar e desenvolver a solução.

O duplo diamante – idealizado pelo Design Council em 2005 – vem sendo utilizado como uma “interpretação metodológica” para o Design Thinking, criando uma sequência lógica para as atividades de um projeto.

 

 

A Respondit se apropria do duplo diamante e dá um passo adiante, na medida em que consideramos um amplo escopo de técnicas, métodos e ferramentas para explorar as soluções dos projetos. Independente do arranjo metodológico que iremos seguir, sempre serão contempladas a cocriação, ferramentas colaborativas, estratégia visual e prototipagem, que associadas a Manufatura Enxuta, Engenharia de Processos, PCP e outros, irão compor uma análise holística e, consequentemente, resultados assertivos  que geram impactos reais para nossos clientes.

 

Para mais informações sobre essa metodologia, acesse o texto publicado por Adriano Caulliraux no link abaixo: